Começar o ano novo com o pé direito e elegância!

José Donizetti dos Santos

Nos tempos antigos de Roma, os anfitriões em suas festas acreditavam que se os convidados entrassem com o pé direito eles evitariam o mau agouro, trazendo o bem e somente coisas boas para o ambiente, uma vez que, para os romanos, o lado esquerdo relacionava-se com coisas ruins (em latim, “esquerda” é sinister, que originou a palavra sinistro). Tal costume se espalhou por todo o mundo. No Brasil, o maior adepto dessa superstição foi Santos Dumont, que construiu em sua casa na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, uma escada na qual só é possível subir ou descer os degraus se o percurso fosse iniciado com o pé direito.

Superstição ou não, comecemos mais um ano com o pé direito!

E aproveitemos para esbanjar elegância, que não é simplesmente o cumprimento de normas sociais ou o fato de estar adequadamente vestido para determinadas ocasiões. Esses são apenas básicos detalhes!

Uma pessoa elegante é reconhecida pela consideração e respeito com que trata e relaciona-se com as demais pessoas, sejam elas quais forem. E, sobretudo, pelo modo de fazer elogios e de motivar os outros a, também, praticarem o bem, o belo, o justo e o ecológico.

A elegância elogia quando poderia criticar, ouve quando poderia falar. Busca compreender sempre e abriga, sob suas asas, o que é fraterno, solidário e singelo. Sabendo-se acima das circunstâncias, a elegância não se rebaixa para descarregar sua cólera ou o mau humor de uma noite mal dormida ou de uma decepção amorosa.

Ser elegante é colocar-se atento às necessidades dos demais, demonstrando interesse por assuntos desconhecidos. A elegância perfuma especialmente nossas palavras e elimina com rigor aquelas que se apresentam ferinas, vulgares e de mau gosto. Atitude elegante é saber silenciar-se diante da impertinência, da arrogância e da impaciência alheia.

Elegância é uma questão de generosidade. Ela faz de nós pessoas amáveis, sorridentes, cooperativas e atentas. Perdoa injúrias, guarda silêncio frente a maldades alheias e reprime aqueles impulsos que nos escapam às vezes incivilizados.

Imaginemos como seria o mundo se todos vivessem e praticassem a virtude caridosa da elegância! Se todos fossem amáveis mutuamente, cumprindo, elegantemente e com alegria, os seus deveres, tendo sempre como meta pessoal principal o bem e a felicidade dos demais.

Sendo assim, que em todos os dias de 2009 e nos tantos anos ainda vindouros, nos empenhemos em praticar atitudes elegantes. Que possamos dormir sonhando com a realização de tais práticas e, ao acordar, trabalhemos, incansavelmente, para que elas se realizem.

Somos imensamente gratos a Deus, nosso Pai Bondoso, pela maravilhosa oportunidade de viver. Portanto, reunamos todas as nossas energias positivas e esperanças renovadas para transformarmos 2009 no melhor ano de nossas vidas. Juntos e comprometidos com o crescimento das pessoas com as quais convivemos cotidianamente, poderemos fazê-lo com mais facilidade e maior eficácia e eficiência.

Colheremos, com certeza, os frutos saborosos das sementes que semearmos hoje no terreno de nossa existência.

O que você achou?

Copy link
Powered by Social Snap